RECICLAGEM: DICAS PRÁTICAS DE COMO FAZER DO ATO UM HÁBITO

Você sabia que um pequeno gesto de reciclagem pode ter um grande impacto ambiental? O planeta Terra é nossa casa; reciclar é nossa responsabilidade. 

Muito se fala em reciclagem; poucos reciclam. O pote de margarina e a garrafa de refrigerante de domingo dificilmente são reutilizados. De acordo com o World Bank, o mundo produz cerca de 2,01 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano, 79 milhões só no Brasil. Desses, apenas 3% são reciclados corretamente em nosso país

A coleta seletiva é uma das principais formas de reciclagem para quem está começando. O simples ato de separar o lixo já ajuda -e muito- para o descarte correto de resíduos. Ainda assim, nem tudo são flores: de acordo com dados do IBGE, em 2020, apenas 14% dos municípios tinham serviço de coleta seletiva. 

Há de se concordar que são dados preocupantes a respeito de um processo tão fundamental para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade do planeta. Transformar resíduos descartados em novos produtos reduz a quantidade de lixo enviado para aterros sanitários e minimiza o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado. No entanto, mesmo com a crescente conscientização sobre a importância da reciclagem, ainda existe muito a ser feito para melhorar a prática.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o setor de reciclagem emprega cerca de 800 mil pessoas no Brasil. O número é cativante, mas muitas empresas ainda não adotaram práticas de produção mais sustentáveis, o que limita a disponibilidade de materiais reciclados no mercado. 

Pequenas ações podem fazer diferença e gerar resultados. Se você não sabe por onde começar, veja essas dicas simples e práticas:

Conheça os materiais recicláveis: informe-se sobre o que pode ser reciclado em sua cidade e região. Normalmente papéis, plásticos, metal e vidro são materiais comuns que podem ser reciclados.

Separe corretamente os materiais: faça uma coleta seletiva. Lave e seque antes de colocá-los no recipiente de reciclagem, isso evita a contaminação e ajuda a manter o processo eficiente. 

Incentive amigos e familiares: converse sobre a importância do ato de reciclar, explique como separar corretamente os materiais e como isso pode ajudar a preservar o meio ambiente. 

Participe de programas de coleta seletiva: muitas cidades possuem voluntários que recolhem materiais recicláveis diretamente nas residências

Compre produtos reciclados: isso incentiva a demanda por esses materiais e ajuda a manter o ciclo de reciclagem em movimento. 

Participe de campanhas de limpeza: alguns grupos organizam campanhas de limpeza em praias, rios e outras áreas naturais. Essas iniciativas ajudam a remover lixo e resíduos do meio ambiente. 

Lembre-se: pequenas ações podem fazer uma grande diferença na preservação natural. Comece hoje mesmo a ajudar na reciclagem e contribua para um futuro mais sustentável. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Sugeridas

EMBALAGENS IDEAIS PARA INDÚSTRIAS QUÍMICAS

Neste artigo, exploraremos a importância da escolha das embalagens adequadas para indústrias químicas, destacando os diversos fatores a serem considerados para garantir segurança e eficácia.

A EMBALAGEM IDEAL: ESCOLHA CONFORME SUAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS

Uma boa embalagem protege seu produto, atrai novos consumidores, reduz custos logísticos e potencializa as vendas. Use o conteúdo desse artigo como um guia.

TAMBORES METÁLICOS: A SUPERIORIDADE DO PRODUTO PARA ARMAZENAGEM E TRANSPORTE DE CARGAS

Tambores metálicos têm se destacado como a escolha preferencial em muitas indústrias quando se trata de armazenar e transportar cargas diversas. No artigo de hoje vamos explorar as razões pelas quais eles são a melhor opção em termos de durabilidade, segurança, versatilidade e impacto ambiental, destacando suas características e benefícios.