O que vem à mente quando falamos em “coleta”, geralmente, são as lixeiras coloridas utilizadas para separar diversos tipos de lixo. O que ocorre, no entanto, é que a atitude envolve muito mais que essa vã filosofia. No artigo de hoje te contamos como a prática da reciclagem e dos bons exemplos e ideias tem transformado, aos poucos, diversas vidas.
Que são importantes para promover a sustentabilidade e reduzir os impactos negativos do consumo excessivo e do descarte inadequado de resíduos, a maioria entende. A coleta seletiva é a prática mais comum, rápida e fácil de ser adotada. A separação em diferentes categorias, como papel, plástico, metal e vidro, facilita o processo de reciclagem, permitindo que os materiais sejam encaminhados para as respectivas indústrias de lixo reciclável.
É importante estabelecer pontos de coleta adequados para os diferentes tipos de resíduos. Isso pode incluir containers específicos em locais públicos, como ruas, parques, escolas e estabelecimentos comerciais.
Informar e educar a população sobre a importância desse ato é fundamental. Campanhas de conscientização podem ser realizadas por meio da mídia, escolas, instituições governamentais e organizações não governamentais.
A transição para uma economia circular, na qual os materiais são reutilizados e reciclados em vez de serem descartados, é um ponto importante. Isso tudo envolve repensar os padrões de produção e consumo, incentivando a reutilização dos produtos, a recuperação de materiais e a redução do desperdício.
Parcerias com empresas e indústrias pode ser uma maneira de, aos poucos, contribuir para a melhoria do meio ambiente como um todo. É o que temos feito através de nossas ações, pensamentos e propagação de notícias e matérias a respeito da reciclagem e do ato de reaproveitar materiais.
A Emplasul, em parceria com a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) implantou 86 coletores de resíduos eletrônicos nas regiões dos municípios de Lages e São Miguel do Oeste. Adotar práticas de conscientização como esta podem ajudar as indústrias a desenvolverem tecnologias mais eficientes nesta demanda.
Uma opção também para reduzir o desperdício e promover a sustentabilidade é o uso criativo de embalagens. Muitas delas podem ser reutilizadas para diferentes fins, como artesanato, instrumentos musicais, brinquedos e móveis rústicos.
Seja qual for o seu pensamento, o importante é sustentar o verde, exercitar a criatividade, reutilizar materiais e encontrar novos propósitos para itens que, de outra forma, seriam descartados. Ao fazermos isso, reduzimos o desperdício e contribuímos para um estilo de vida mais sustentável.