PRÁTICAS INOVADORAS: ARMAZENAMENTO DE ÁGUA COM BOMBONAS

Benefícios e passos básicos para armazenagem de água com o uso de bombonas.

A crescente conscientização sobre a gestão sustentável dos recursos naturais tem impulsionado práticas inovadoras, especialmente quando se trata de armazenamento de água. A Emplasul busca sempre trazer a importância de práticas sustentáveis e que podem, de alguma forma, auxiliar na preservação de recursos ambientais. O artigo de hoje busca explorar a eficácia e os benefícios do armazenamento de água em bombonas plásticas, destacando seu papel crucial na promoção da sustentabilidade e na mitigação do impacto ambiental.

Os métodos práticos de coleta de água da chuva, armazenagem eficiente e utilização inteligente desses reservatórios versáteis podem trazer inúmeros benefícios a curto, médio e longo prazo, especialmente agora que está chegando o Verão, a estação mais quente do ano e que pode acarretar racionamento de água em algumas regiões.

A escassez de água e as mudanças climáticas tornam imperativo repensar nossas práticas de consumo e gestão hídrica. Assim, as bombonas, originalmente concebidas para outros fins, emergem como soluções práticas para armazenar e utilizar a água de forma sustentável, especialmente em ambientes domésticos.

Um aspecto fundamental do armazenamento em bombonas é a coleta de água da chuva. Existem, sim, meios eficazes para direcionar a água dos telhados para as bombonas, destacando a eficiência desse processo em diferentes climas, mas facilitando ainda mais em épocas quentes e de grandes demandas do recurso hídrico. 

Feitas de materiais duráveis, são versáteis e adequadas para várias formas de armazenamento. Esses recipientes podem ser adaptados para diferentes necessidades, desde regar o jardim até ser uma reserva de emergência, como já mencionamos. 

Benefícios do armazenamento de água da chuva em bombonas

Sustentabilidade ambiental: ao capturar a água da chuva, reduzimos a dependência de fontes de água tradicionais, aliviando a pressão sobre os recursos hídricos. Isso contribui para a sustentabilidade ambiental ao conservar um recurso vital.

Economia financeira: o armazenamento de água da chuva pode resultar em uma redução significativa nas contas de água. Utilizando a capturada para atividades como regar o jardim ou lavar carros, os custos associados ao consumo são reduzidos.

Aproveitamento de recursos locais: você não vai depender exclusivamente de fornecimentos municipais de água, a prática do armazenamento em bombonas valoriza os recursos locais, aproveitando a água que naturalmente cai sobre nossos telhados.

Passos básicos para montar um sistema simples

Escolha da localização: posicione a bombona em um local estratégico, próximo à calha do telhado, para captar eficientemente a água da chuva;

Instalação da tela de filtragem: coloque uma tela de filtragem sobre a abertura da bombona para evitar a entrada de detritos. Certifique-se de que a tela seja fina o suficiente para evitar folhas e outros materiais;

Instalação do tubo de descida: conecte o tubo de descida da calha do telhado à abertura superior da bombona. Isso direcionará a água da chuva diretamente para o reservatório;

Elevação da bombona: coloque a bombona sobre uma base elevada, como blocos ou paletes. Isso facilita o acesso à água quando necessário e também proporciona uma pressão natural quando a água é retirada;

Vedação adequada: certifique-se de que a tampa da bombona esteja bem vedada para evitar a entrada de insetos, poeira e evaporação desnecessária;

Instalação da válvula de saída: adicione uma válvula na parte inferior da bombona para permitir a retirada controlada da água. Certifique-se de posicionar a válvula em uma altura que facilite o acesso a recipientes ou mangueiras.

Simples e funcional, o armazenamento de água da chuva em bombonas é uma prática acessível e altamente benéfica. Ao adotar essa abordagem sustentável, contribuímos para a preservação dos recursos hídricos e promovemos um estilo de vida mais consciente. Experimente. 

Confira nossa de linha de bombonas ideais para armazenagem de água: https://www.lojaemplasul.com.br/higienizadas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Sugeridas

EMBALAGENS IDEAIS PARA INDÚSTRIAS QUÍMICAS

Neste artigo, exploraremos a importância da escolha das embalagens adequadas para indústrias químicas, destacando os diversos fatores a serem considerados para garantir segurança e eficácia.

A EMBALAGEM IDEAL: ESCOLHA CONFORME SUAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS

Uma boa embalagem protege seu produto, atrai novos consumidores, reduz custos logísticos e potencializa as vendas. Use o conteúdo desse artigo como um guia.

TAMBORES METÁLICOS: A SUPERIORIDADE DO PRODUTO PARA ARMAZENAGEM E TRANSPORTE DE CARGAS

Tambores metálicos têm se destacado como a escolha preferencial em muitas indústrias quando se trata de armazenar e transportar cargas diversas. No artigo de hoje vamos explorar as razões pelas quais eles são a melhor opção em termos de durabilidade, segurança, versatilidade e impacto ambiental, destacando suas características e benefícios.