COMO ARMAZENAR TAMBORES METÁLICOS

O desenvolvimento de produtos têm grande impacto nas empresas como um todo. Com os tambores metálicos não é diferente. A peça pode gerar dúvidas em quem adquire: como armazená-los?

A manutenção de equipamentos vêm se tornando uma estratégia das empresas nos últimos tempos. O gerenciamento nem sempre correto faz com que se perca espaço ou produtos. 

Quando falamos em armazenamento, precisamos ter em mente o quê armazenar, por que armazenar, quando e como. No entanto, essas tarefas -embora algumas vezes rotineiras- nem sempre são tão pensáveis aos consumidores. No conteúdo de hoje vamos te orientar, de maneira simples e direta, na otimização desse processo, fazendo com que a tempestade seja somente em um copo de água, mesmo. 

Definir a estratégia de logística e estoque da sua empresa depende do tipo de produto com o qual você está lidando: é inflamável? Qual prazo de validade? Qual o tempo previsto para o uso?. Seja qual for o motivo, os cuidados são bem parecidos entre si. Veja algumas dicas para armazenamento de tambores metálicos:

  • Mantenha-os em locais fechados: sem umidade, protegidos e afastados das fontes de calor. O ideal é que não ocorram grandes variações de temperatura para que não cresça o risco de instabilidade em relação à homogeneização. Pelo mesmo motivo, evite também que eles fiquem expostos ao Sol. 
  • Previna contaminações: Áreas fechadas previnem contaminações da água e do solo. No entanto, isso exige um cuidado a mais com os tambores. Isto é, a superfície sobre a qual eles ficarão. Não deixe, em hipótese alguma, que eles fiquem no chão, já que pode haver corrosão na embalagem metálica. Se você não possui uma estrutura mais adequada, paletes podem servir -a curto prazo-. 
  • Fique atento à posição dos tambores: o ideal é que sejam mantidos na horizontal (deitados) nas prateleiras, com as duas tampas também na mesma posição. Se for preciso mantê-los em pé, o ideal é deixá-los com a tampa para baixo. Para além disso, se o tambor for aberto para uso parcial da substância armazenada, o ideal é vedá-lo após fechar.

Embora muitas vezes negligenciado, o armazenamento de tambores pode ocasionar um grande efeito sobre a condição em serviço do material prestado: óleos lubrificantes, por exemplo, que devem estar limpos, secos e frios

Mas espera aí, não é só isso: a questão ambiental está sempre relacionada ao uso das substâncias armazenadas nos tambores metálicos e devem ser usadas de forma controlada para que não cause impactos indesejados, como a contaminação do solo ou da água. Embora o prejuízo ambiental seja enorme nesse tipo de situação, não é o único impacto negativo para a empresa.

Tomar as devidas precauções na hora de estabelecer uma estratégia para lidar com esses produtos vale à pena e é extremamente recomendado, já que existem legislações relacionadas à proteção do meio ambiente que podem causar prejuízos até mesmo no âmbito financeiro, caso um incidente ocorra.

Com essas dicas simples postas em prática você estará promovendo qualidade no armazenamento de tambores metálicos e respeitando a natureza. Todos saem ganhando: você, sua empresa e o meio-ambiente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Sugeridas

EMBALAGENS IDEAIS PARA INDÚSTRIAS QUÍMICAS

Neste artigo, exploraremos a importância da escolha das embalagens adequadas para indústrias químicas, destacando os diversos fatores a serem considerados para garantir segurança e eficácia.

A EMBALAGEM IDEAL: ESCOLHA CONFORME SUAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS

Uma boa embalagem protege seu produto, atrai novos consumidores, reduz custos logísticos e potencializa as vendas. Use o conteúdo desse artigo como um guia.

TAMBORES METÁLICOS: A SUPERIORIDADE DO PRODUTO PARA ARMAZENAGEM E TRANSPORTE DE CARGAS

Tambores metálicos têm se destacado como a escolha preferencial em muitas indústrias quando se trata de armazenar e transportar cargas diversas. No artigo de hoje vamos explorar as razões pelas quais eles são a melhor opção em termos de durabilidade, segurança, versatilidade e impacto ambiental, destacando suas características e benefícios.