COMPOSTAGEM DOMÉSTICA E PARA EMPRESAS

Uma solução prática para transformar resíduos orgânicos em adubo de qualidade. 

Contribuir com a não degradação do meio ambiente é uma pergunta constante para quem se preocupa com o futuro do nosso planeta, mas como contribuir de forma prática? Hoje vamos falar da compostagem, uma prática sustentável e cheia de benefícios para o cultivo de plantas.

Compostagem doméstica

Também conhecida como compostagem caseira, ela é um processo de separação adequada dos resíduos orgânicos domésticos para transformá-los em adubo de qualidade para qualquer tipo de cultivo, como em hortas. 

Assim como o nome sugere, esse processo pode ser feito em qualquer residência e seu impacto pode chegar a reduzir em mais de 70% o volume de resíduos descartados diariamente.

O processo consiste na separação e armazenamento adequado destes resíduos em uma composteira, que nada mais é que uma “caixa” com dois ou três compartimentos. No primeiro são depositados os resíduos juntamente com materiais orgânicos secos, como serragem e folhas secas e o segundo é onde o líquido gerado, também chamado como chorume, será acumulado.

Na compostagem, tanto o composto sólido como o líquido gerados são excelentes adubos para os seus cultivos.

Compostagem em empresas

No meio empresarial também é crescente a procura pela redução do descarte de resíduos orgânicos para lixões ou aterros e a compostagem é uma excelente alternativa. Na maioria dos casos, empresas contatam parceiros especializados para o recolhimento e tratamento dos resíduos, que geralmente são em grande volume. Adotando essa prática, além de otimizar o destino dos resíduos produzidos, é essencial que as empresas façam uma coleta e seleção adequada deste material e o uso de bombonas é a forma mais eficiente, pois garantem o isolamento hermético da armazenagem ao transporte até o seu destino final.

Composteira caseira

Já podemos encontrar no mercado opções prontas de composteiras domésticas, mas também é possível desenvolver a sua de forma prática e reduzindo custos. Isso facilita o acesso a este processo de impacto positivo para o meio ambiente e no cultivo de flores, verduras, frutas e outros.

Confira abaixo um modelo de composteira feito com bombonas: 

Em qualquer opção de composteira, as matérias orgânicas que podem ser usadas são as seguintes:

– Frutas

– Verduras

– Legumes

– Grãos

– Sementes

– Saquinhos de chá

– Erva de chimarrão

– Borra e filtro de café

– Cascas de ovos

– Restos de alimentos em geral

Gostou da ideia? Traga o seu projeto que teremos a bombona ideal para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Sugeridas

COMO OTIMIZAR A PRODUÇÃO LEITEIRA

O segredo para aumentar a qualidade e a quantidade do seu produto. Diversos fatores influenciam…

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE: COMO OTIMIZAR CUSTOS UTILIZANDO EMBALAGENS PLÁSTICAS

A busca pela eficiência e redução de custos é uma prioridade constante. Uma área chave para explorar é a gestão das embalagens, especialmente as plásticas, que são amplamente utilizadas em uma variedade de indústrias. Neste artigo lhe contamos como otimizar custos, garantindo ao mesmo tempo qualidade, eficiência e sustentabilidade.

EMBALAGENS IDEAIS PARA INDÚSTRIAS QUÍMICAS

Neste artigo, exploraremos a importância da escolha das embalagens adequadas para indústrias químicas, destacando os diversos fatores a serem considerados para garantir segurança e eficácia.