Restaurantes e indústrias alimentícias precisam seguir algumas regras quando o assunto é armazenagem e transporte de alimentos e compreender as características da embalagem adequada é decisivo na escolha.
Com as funções de proteger, conter, conservar e transportar alimentos, as embalagens também necessitam entregar funções relevantes como a facilidade de abertura, refechamento, descarte e reaproveitamento de matérias primas.
Conforme exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a embalagem alimentícia é “o invólucro, recipiente ou qualquer forma de acondicionamento, removível ou não, destinada a cobrir, empacotar, envasar, proteger ou manter, especificamente ou não, matérias-primas, produtos semi elaborados ou produtos acabados. Incluído dentro do conceito de embalagem se encontram as embalagens primárias, secundárias e terciárias”.
E quando falamos de embalagens plásticas, um dos principais materiais usados é o PEAD (polietileno de alta densidade), uma das matérias primas plásticas com melhor resistência e atóxica, tornando-se o material ideal de embalagens para indústria e cozinhas industriais de restaurantes.
POR QUE EMBALAGENS EM PEAD (POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE) SÃO IDEAIS PARA ALIMENTOS?
Sejam frascos pequenos, baldes e bombonas para armazenagem ou transporte de grandes volumes de alimentos, as embalagens em PEAD possuem qualidades mecânicas que podem se manter inalteradas por muito tempo, além de serem resistentes, duráveis e atóxicas. Com estas características, as embalagens produzidas com este material são ideais para alimentos.
Confira mais algumas indicações de uso para embalagens em PEAD:
– Transporte e armazenagem de resíduos;
– Transporte e armazenagem de líquidos;
– Transporte e armazenagem de produtos químicos.
QUAL A DIFERENÇA DAS CORES NAS EMBALAGENS EM PEAD?
Embalagens feitas a partir de polietileno de alta densidade podem ser encontrados em diversas cores, mas isso não diferencia suas características como a qualidade. A diferença das embalagens brancas leitosas e as coloridas é que a segunda possui tratamento UV que ajuda a proteger o alimento dos efeitos do sol.
A única observação do uso de bombonas e baldes em PEAD reciclado é que não sejam usados para fins alimentícios, pois no processo de reciclagem podem ficar traços de outras matérias primas. Sendo assim, para alimentos use sempre embalagens em matéria prima 100% virgem.
GOSTOU DE SABER? NA EMPLASUL VOCÊ ENCONTRA DIVERSOS MODELOS DE BOMBONAS E BALDES IDEIAIS PARA A ARMAZENAGEM E TRANSPORTE DE ALIMENTOS.
Confira agora na nossa loja online a linha completa: https://www.lojaemplasul.com.br/